sexta-feira, 11 de junho de 2010

O GORDO E O MAGRO (CURTAS) – DOWNLOAD




Na minha opinião essa dupla mereceria um Blog só para eles.
Descobri "O gordo e o magro" quando eu ainda era moleque, e olha que naquela época ambos já estavam mortos fazia tempo. O auge do sucesso da dupla foi mesmo nos anos 30, quando fizeram dezenas de curta-metragens que ainda hoje é sucesso entre fãs do mundo inteiro.
A primeira vez que os vi, no início dos anos 70, numa das inúmeras vezes que os episódios deles haviam voltado em exibição na TV, eu não vi nenhuma graça neles. Sempre que zapeava como o seletor da TV em busca de algo bom para assistir eu passava batido quando tinha algum filme deles. Para mim era uma dupla ultrapassada, coisa velha, sem graça. Num determinado dia eu resolvi assistir um episódio por não ter nada melhor para assitir ou fazer. E eu ri como um louco. Foi uma paixão instantânea que guardo até hoje por eles. Confesso que até hoje não existe nada mais cômico que um filme de Stan Laurel & Oliver Hardy, título original da dupla, que curiosamente batizaram seus personagens com seus nomes reais.
Para mim, "O gordo e o magro" são a prova de que o grande segredo do cinema não são as grandes produções (embora as produções deles fossem bem avançadas para a época), nem os milionários efeitos especias. O segredo é o talento nato dos atores, sua capacidade de enganar o telespectador entre a realidade e a fantasia.
Pois eles eram assim. Eles tinham um veio cênico/cômico tão forte que nem pareciam estar atuando; a impressão que se tinha é que eles eram assim mesmo na vida real. Só de olhar para eles dá vontade de gargalhar, principalmente o "magro" Stan Laurel, o grande trapalhão da dupla; onde suas trapalhadas não pareciam encenadas, como eu disse, dá-se a impressão que a rotina dele era aquela mesma: confusão atrás de confusão. Um pastelão que em nada se parece com aquelas infantilidades do cinema mudo.
Infelizmente, "O gordo e o magro" desapareceu da TV brasileira, de todas as formas, parece que existe apenas uma revendedora de DVDs que comercializa seus curtas. Em sites ou blogs brasileiros não existe nada, somente alguns curtas chamados de "Os filmes perdidos do gordo e o magro", mas todos eles mudos, ou filmes em que eles participaram separadamente; e alguns longas que saíram em DVD no Brasil. Eu, particularmente, apesar de gostar de filmes antigos, detesto filmes mudos, mesmo os deles, por isso não vou postar nada parecido aqui.
Felizmente, eu sites estrangeiros estão disponíveis todo o acervo de Laurel & Hardy, e por isso vou tentar disponibilizar todos eles aqui. O grande problema são as legendas. Nem lá fora consegue encontrá-las, nem em inglês, e muito menos em português. A única coisa que encontrei foi um pacote completo das legendas em romeno; então a solução foi tentar fazer a tradução através do "Google-Tradutor", mas é claro, que ficaram horríveis, embora seja possível entender os filmes. Então, com a ajuda do meu "razoável inglês" vou tentar melhorar essas lengendas e disponibilizá-la juntamente com os filmes, já sincronizadas.
Vou disponibilizar à princípio somente os curtas, coisa de uns 60 filmes, todos em ordem cronológica, desde o primeiro falado, de 1929, e a medida que eu for arrumando as legendas eu vou postando.
Aqui vão eles:

01 - O TREM DO BARULHO (BERTH MARKS-1929) - LEGENDAS
02 - MARINHEIROS DE ÁGUA DOCE (MEN O'WAR-1929) - LEGENDAS
03 - UM DIA PERFEITO (PERFECT DAY-1929) - LEGENDAS
04 - DOIS CANÁRIOS NA GAIOLA (THE HOOSE GOW-1929) - LEGENDAS
05 - O DESCANSO ATRIBULADO (THEY GO BOOM-1929) - LEGENDAS
06 - O DESTRUIDOR DE LAR (UNACCUSTOMED AS WE ARE-1929) - LEGENDAS
07 - DOIS BOÊMIOS DO BARULHO (BLOTTO-1930) - LEGENDAS

13 comentários:

  1. Olá Paulista, adorei seu blog! Também adoro esses dois. Vou baixar esses curtas disponíveis, mas fico aguardando os demais. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cristina... que bom tenha gostado... ando meio sem tempo, mas com certeza vou tentar postar todos eles aqui. Neste final de semana vou postar mais um na sequência.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!! Vou ficar de olho!! gosto muito de Gordo&Magro, Charles Chaplin, etc!!
    Gravei em DVD mas não consegui colocar as legendas nele?!?
    As legendas eu consigo colocar p/ assistir no PC, mas queria mostrar p/ meu sogro e não consigo colocar legenda no DVD, já estraguei dois!!!
    Abrção!!

    ResponderExcluir
  4. Já consegui colocar as legendas!! O convertxToDVD4, já coloca as legendas( é só add o filme e clicar na em legendas)e já grava em DVD!!!
    Já gravei dois!!
    Paulista, valeu!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Coelho, legal essa dica que vc nos deu. Vou baixar o programa hoje e gravar algumas coisas para ver como funciona.
    Valeu,
    Paulista

    ResponderExcluir
  6. Vc tem orkut Paulista???
    Estou baixando outro!! As vezes eu me belisco p/ ter certeza de que esse blog existe!!!!!
    Tem muita gente que não sabe e precisa saber!!!!!
    O meu é só pesquisar "Prof Coelho" vlw!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Coelho, é muito bom saber que alguém está realmente gostando das minhas postagens. Mesmo que seja para agradar a apenas uma pessoa, isso é um grande incentivo a continuar com o blog, visto que não busco qualquer compensação financeira. É por puro prazer mesmo. Agradeceria muito mesmo se você ajudasse na divulgação.
    Quanto ao orkut, na verdade não tenho, nem facebook ou tuiter, pois nunca me interessei mesmo. Criei um perfil no orkut apenas para divulgar minhas postagens.
    Mas se quiser entrar em contato, me escreva: ematos11@gmail.com
    Abraços,
    Paulista

    ResponderExcluir
  8. Paulista,
    Muitos gostam de Jerry Lewis, muitos outros de Chaplin ou da dupla Abott & Costello, outros tantos do Buster Keaton e Harold Lloyd...Adoro todos esses, mas, meu vício mesmo é nossa querida dupla O Gordo e o Magro.

    Muito obrigado por me proporcionar uma overdose de risos!!!!

    ResponderExcluir
  9. É muito gratificante encontrar blogs como esses, só lamento a sua opinião a respeito do cinema mudo que foi uma das fases mais ricas e criativas da história da sétima arte. O Gordo e o Magro fizeram excelentes curta metragens mudos e os melhores filmes de Chaplin (que foi contra o cinema sonoro só realizando o primeiro filme falado em 1940) e de Buster Keaton são mudos, mas enfim, gosto não se discute. De qualquer modo, muito obrigado por postar relíquias que as distribuidoras de Dvds ignoram inexplicavelmente.

    ResponderExcluir
  10. Olá Paulista, amei seu blog.E sei que estou um pouco atrasada com meu comentário...Sei q sou bastante nova e a maioria dos adolescentes da minha idade nem ouviu falar do "O Gordo e o Magro", mas eu tive o prazer de ter os videos do "O Gordo e o Magro"(eu não meu avô)... Depois q ele morreu não sei o que houve com os videos, se eu encontrar vou ver se ainda tem jeito...

    ResponderExcluir
  11. estou na procura das legendas...mega ja era...pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  12. tem bastante filmes de primeira aqui:quero velô-los um aum , para começar quero assistir: O incrivel homem que encolheu!!!!!

    ResponderExcluir