sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O FIO DA NAVALHA (1946) - DOWNLOAD

Este filme foi baseado a risca no romance do ótimo escritor inglês Somerset Maugham, que narra na própria pessoa do escritor, a história de um rapaz chamado Larry Darrell logo após a primeira guerra mundial. Ele o conhecera na festa de um amigo burguês, chamado Elliott Templeton (Clifton Webb), o qual era tio da noiva de Larry. Não sei bem se trata-se de uma história real, mas o próprio Somerset Maugham é o personagem principal deste filme, a exemplo do livro.
Resumindo, Larry (Tyrone Power) que era noivo de Isabel Bradley (Gene Tierney), abandona a noiva e deixa os Estados Unidos após ter lutado na guerra; enquanto Isabel casa-se com um próspero rapaz, Gray Maturin (John Payne). Depois do crash de 1929 mudam-se para Paris juntamente com o tio burguês da moça, e é lá que todos se reencontram. Tendo o escritor Maugham como uma espécie de narrador, o filme se concentra no relacionamento de Larry com todos os outros, deixando claro que a fútil Isabel não esquecera o noivo apesar do casamento com Gray. Existe ainda uma antiga amiga de todos, Sophie Nelson (Anne Baxter), que após perder o esposo e o filho num acidente torna-se viciada em drogas e perde-se na vida mundana de Paris.
Mas na minha opinião o ponto alto tanto do livro quanto do filme são os relatos de Larry para Maugham sobre suas andanças pelo mundo após largar tudo nos EUA, sobre os amigos que fizera, sobre o período em que trabalhara numa mina na Alemanha e principalmente na viagem que fizera ao oriente e sobre um guru que lá encontrara, deixando claro que ele abandonara tudo apenas para buscar o sentido da vida.
A reprodução da imagem acima é o momento em que ele aparentemente alcança sua busca e encontra, enfim, esse significado.
Em 1984 foi feita uma refilmagem deste clássico, com Bill Murray no papel de Larry, no entanto,  o estilo debochado de Murray não se enquandra com um personagem que busca o sentido da vida. Somente um mestre como Tyrone Power seria capaz de fazer um papel destes.
Mais do que assistir a esse filme eu recomendaria a leitura do livro, que traria uma melhor compreenssão deste personagem fabuloso. Depois de ler este livro muita gente vai querer abandonar seu mundo e sair também atrás do significado da vida.
O filme é um pouco longo, duas horas e meia, mas, vale a pena assistir, principalmente para aqueles que procuram um sentido para a vida 

QUALIDADE - DVD-Rip
FORMATO - AVI
IDIOMA - Inglês
LEGENDAS - Português (embutidas)
TAMANHO - 1.400 MB
HOSPEDAGEM - Megaupload (3 partes)

PARTE 1 - PARTE 2 - PARTE 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário